Alunas de programa de ballet criado pela gestão do prefeito Edivaldo se apresentarão nesta terça-feira (15) na Feira do Livro

Integrantes do Dançando e Educando apresentarão trechos do espetáculo 'Planeta Azul'; iniciativa reforça programação da FeliS e trabalha desenvolvimento das crianças da rede municipal de ensino através da dança

Crianças do programa Dançando e Educando, uma iniciativa pioneira da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, irão se apresentar nesta terça-feira (15), às 15h, no palco da Feira do Livro de São Luís (FeliS). O evento acontece desde sexta-feira (11), no Multicenter Sebrae, e reúne mais de 600 atividades gratuitas. A apresentação de ballet das alunas do programa na 13ª edição da FeliS, além de somar às atividades da feira, reforçam a proposta do Dançando e Educando, que é promover a interação e a inclusão social, bem como o desenvolvimento das crianças através da dança. 

A primeira-dama e coordenadora do Dançando e Educando, Camila Holanda, destaca a importância das experiências que vêm sendo vivenciadas pelas crianças através do programa. “É muito bom vê-las se dedicando às aulas e crescendo junto com o programa, que é pioneiro em São Luís, graças à sensibilidade do prefeito Edivaldo. É notável o quanto elas vêm se desenvolvendo e o quanto oportunidades como essas, de apresentações ao público, contribuem com esse crescimento”, contou a primeira-dama.

Durante a apresentação na Feira do Livro, as alunas do programa Dançando e Educando apresentarão trechos do espetáculo 'Planeta Azul', realizado no ano passado como encerramento do ano letivo de 2018. As coreografias do espetáculo - na qual as meninas interpretam tartarugas marinhas, peixes-palhaços, corais, cavalos-marinhos, estrelas do mar, pérolas, golfinhos, águas vivas, moreias, lulas, arraias, e correntes marinhas - foram criadas com o objetivo de sensibilizar o público sobre a preservação e o cuidado com o meio ambiente marinho.

A bailarina e professora do Dançando e Educando, Débora Buhatem, enfatiza o incentivo que a gestão do prefeito Edivaldo vem dando às crianças. “Através do programa, elas são constantemente estimuladas a darem o melhor de si. A Prefeitura vem dando oportunidades para que essas meninas possam crescer através da dança, aperfeiçoando suas habilidades e desenvolvendo novas competências. Apresentações como essa são importantes para que elas coloquem em prática o que aprendem em sala de aula”, destaca a professora.

DANÇANDO E EDUCANDO

O programa Dançando e Educando foi criado pela gestão do prefeito Edivaldo e favorece a inclusão social, contribuindo com a formação educacional e cidadã e o desenvolvimento das crianças. Com as atividades, são contempladas crianças de escolas da rede pública municipal e as aulas são realizadas na Creche Maria de Jesus Carvalho, e ministradas pela bailarina Débora Buhatem e pela professora Milliane Moreira. O programa é executado pela Prefeitura de São Luís por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Todo o fardamento e demais acessórios - collant, sapatilha e meia - são garantidos gratuitamente pela Prefeitura às alunas. Anualmente, as crianças do programa se preparam para espetáculos que são apresentados como encerramento do ano letivo. O espetáculo 'Para Ler e Dançar' foi a primeira apresentação pública das alunas, realizada em dezembro de 2017 e, no ano passado, o espetáculo teve como tema 'Planeta Azul'. Para 2019 nova apresentação está prevista para acontecer no mês de dezembro.

FEIRA DO LIVRO

A 13ª edição da Feira do Livro de São Luís acontece no Multicenter Sebrae desde sexta-feira (11) e vai até o dia 20 de outubro. Neste ano, são mais de 150 mil livros expostos, além de cerca de 600 atividades gratuitas. A Feira, já consolidada no calendário anual da cidade, é considerada o maior evento cultural e de fomento à leitura do Maranhão e faz parte da política de educação e cultura da gestão do prefeito Edivaldo. A programação completa do evento está disponível em http://www.feiradolivrodesaoluis.com.br/.