Prefeitura de São Luís realiza Aulão do Enem gratuito na 13ª Feira do Livro de São Luís

Cursar uma graduação é algo almejado não só pelos jovens, mas por todos que tem o desejo de seguir uma profissão ou se aperfeiçoar através dos estudos. Pensando nisso, a Prefeitura de São Luís realizará um grande Aulão preparatório para o Enem gratuito, dentro da programação da 13ª Feira do Livro de São Luís. O preparatório será no dia 15 de outubro, das 8h30 às 12h e das 14h às 18h. O Aulão contemplará as disciplinas de matemática, biologia, redação, história, química, física e geografia, e será ministrado por sete professores gabaritados.

Este ano, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem 5,1 milhões de inscritos confirmados, segundo pesquisa divulgada pelo Inep no início do ano. A prova será aplicada nos dias 03 e 10 de novembro. “A Feira do Livro acontecerá antes do Enem este ano, então resolvemos aliar isso para ajudar nossos pré-vestibulandos. Entendemos que o evento tem como vertentes a cultura e a educação, desta maneira, não poderíamos deixar de oportunizar os estudantes, que são público da 13ª FeliS, de se preparar para o Exame. A gestão do prefeito Edivaldo se preocupa com o conhecimento acessível a todos e por isso optou por incluir na programação este Aulão totalmente gratuito”, explicou o secretário municipal de cultura, Marlon Botão.

O Aulão iniciará antes das outras atividades da Feira – que acontecem de 10h às 22h –, começando às 8h30 com a disciplina Matemática, ministrada pelo professor Charles Henrique Escocio. Em seguida, às 9h30, será a vez da aula de Biologia, com o professor Velozo. Das 10h30 às 12h, os alunos aprenderão sobre Redação, com o professor Jáder Cavalcante. A tarde, a partir das 14h, o professor Paulo Gereba ministra a disciplina de História. Depois, às 15h, será Química com Mauro Tavares. Às 16h é a vez do professor Dias, com a disciplina Física, e a última aula inicia às 17h, de Geografia, com professor Afranio Weber.

“Este aulão é muito importante nesta reta final antes da prova. O aluno poderá revisar e fortalecer temáticas que deverão ser abordadas no Enem nas diversas áreas do conhecimento. Na oportunidade, daremos dicas e estatísticas dos assuntos mais explorados nos últimos anos, e, baseados nisso, trabalharemos questões dessas temáticas”, contou o professor de Química, Mauro Tavares.

Levando em consideração o tempo de prova e o número de questões, o participante tem uma média de 3 minutos para responder cada questão. O professor Dias, de Física, explicou como serão as dicas e a escolha dos assuntos abordados na aula. “Vamos ver todo conteúdo de Física de assuntos que mais caíram no Enem de 2009 a 2018. O Exame trabalha com habilidades, não com questões especificas de uma disciplina. Ele vai trazer questões como cidadania, questões sociais, meio ambiente, economia de energia, em que vai levantar problemáticas para o aluno resolver. Será um momento impar e que pode fazer toda a diferença para o participante”.

O Professor Dias também falou sobre a preparação nessas últimas semanas. “É importante que o aluno participe para pegar essas dicas valiosas. Estamos nas últimas semanas de preparação e veremos o que pode ser feito nestas semanas antes do Enem, se quem não está estudando ainda consegue se preparar, qual a margem de pontos que mais são abordados, além de ser uma chance de ver o que pode ser evitado na hora da prova e tentar minimizar os erros que poderiam ser cometidos. O tempo de aplicação da prova é curto e cada minuto conta, também veremos como otimizar esse tempo”, completou Dias.

Enem 2019

O Exame Nacional do Ensino Médio é utilizado para avaliar a qualidade do ensino médio no país e para acesso ao ensino superior em universidades públicas ou particulares, através de bolsas do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), assim como para algumas universidades no exterior. A prova é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia vinculada ao Ministério da Educação do Brasil (MEC).

A prova tem 180 questões divididas em dois domingos, dias 3 e 10 de novembro, sendo no primeiro dia 5h30 para responder as 45 questões objetivas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias e elaborar uma redação dissertativa-argumentativa. Já no segundo dia, os participantes terão 5h para responder 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e 45 de Matemática e suas Tecnologias. O gabarito oficial para fins pedagógicos será publicado no dia 13 de novembro. Já o resultado do Enem 2019 está previsto para janeiro de 2020.

Em ‘Linguagens, Códigos e suas Tecnologias’ as questões são de disciplinas como Língua portuguesa, Literatura, Língua estrangeira (Espanhol ou Inglês), Artes, Educação Física e Tecnologias da informação e Comunicação. Em ‘Ciências Humanas e suas Tecnologias’, são questões de História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Já em ‘Ciências da Natureza e suas Tecnologias, os alunos responderão questões de Biologia, Física e Química, além de matemática em ‘Matemática e suas Tecnologias’.

Por objetivar avaliar competências e não informações, a prova não é dividida em matérias. Também não é indicada a competência a ser avaliada em cada questão. Portanto, as questões são colocadas em uma sequência sem qualquer tipo de agrupamento. As questões são de múltipla escolha com cinco alternativas (de A a E) e apenas uma correta. Para evitar fraude, a prova é realizada em versões identificadas por cores (amarela, branca, cinza, rosa e azul). O que difere uma prova da outra é a ordem das questões e alternativas. No entanto, as questões e textos das provas são os mesmos.

Professores

Foi montado um time de professores capacitados e com vasta experiência em preparatórios para vestibular. “Quando vimos que a Feira seria antes do Enem este ano, imediatamente pensamos uma ação que pudesse contemplar esses alunos. Então, mapeamos na cidade professores com experiência e montamos um cronograma para que pudesse ser um dia intensificado de estudos. Reunimos com cada um para que organizassem uma metodologia dinâmica de preparação para o vestibular. Serão 50 minutos para cada disciplina e 1h30 de aula de redação, em que eles trarão dicas importantes. É uma oportunidade principalmente para quem não tem condições de pagar cursinhos. Acreditamos que ao incentivar os estudos, estamos contribuindo para mudança de vida desses estudantes”, destacou a coordenadora da 13ª FeliS, Rita Oliveira.

Conheça cada um:

Charles Henrique Escocio é graduado em Matemática pela UFPI, especialista em Matemáticaa pela UESPI e especialista em Sistema de Informação pela AESPI. Atualmente é professor de matemática da rede estadual. Já foi professor de faculdades e curso profissionalizante.

O Professor Velozo é médico veterinário pela UEMA, professor de Biologia, medicina veterinária, genética e melhoramento animal. Atualmente dá aulas de Genética, Zoologia, Botânica, Citologia, Embriologia, Fisiologia, Histologia e Biologia Geral em cursinhos preparatórios para vestibular e concursos.

Jáder Cavalcante é professor e tradutor em Inglês e Português, revisor e consultor em Língua Portuguesa. Revisor de textos concursado pela UFMA. É autor de cinco livros e da série televisiva “De olho no Português”, a qual também apresenta. Também é professor de redação e português na plataforma digital de ensino “Melhores do Brasil”.

Paulo Gereba é licenciado em História pela UFMA, pós graduado em ‘Teoria do Ensino da História’ pela UEMA, Mestre em ‘História da Educação’ pela FACNORT. Professor da Rede Municipal de São Luís na U.E.B. Alberto Pinheiro, da Rede Estadual e Particular.

Mauro Tavares é formado em Química e Mestre em Química Analítica, ambos pela UFMA. É professor da Rede Estadual no CEJOL - Centro de Ensino João Francisco Lisboa, e da Rede particular. Também é ex-professor de diversos cursinhos de São Luís.

O professor Dias é graduado em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. É professor da Rede Estadual e coordenador do Sistema Específico de Matemática e Física – SISTEMAFI, além de cursos preparatórios e pré-vestibular, e rede particular.

Afranio Weber Filho é licenciado em Geografia pela UNISSELVE, pós graduado em Docência do Ensino Superior. Professor da rede particular e cursos preparatórios para vestibular e concursos.