Visitantes da 12ª FeliS conhecem em primeira mão aplicativo de livros digitais infantil

A 12ª Feira do Livro de São Luís traz mais uma novidade, o aplicativo TecTeca, um serviço de assinatura de livros digitais infantil. O aplicativo atende à necessidade dos pais ao oferecer conteúdo educativo e cultural aos seus filhos, ao mesmo tempo que proporciona às crianças literatura com recurso de interação, aproximando a leitura do mundo tecnológico de que já estão acostumadas. Nele, as crianças poderão dar movimento às passagens de texto, mudar a cor da roupa das personagens, além de terem o seu próprio avatar customizado, onde ganharão mais opções de acessórios à medida que lerem na TecTeca.

O aplicativo é idealizado pela Profª Dra. Cássia Furtado, surgido com a Biblioteca de Livros em PDF aliada às redes sociais, o Portal Biblon – sua tese de doutorado em Plataformas Digitais. Em seguida, o app ganhou corpo como um projeto coletivo, somando o trabalho de Jéssica Furtado – mestre em Designer Multimídia, que realizou uma versão interativa do livro de Wilson Marques ‘Touchê: uma aventura pela cidade dos azulejos’ – e Eugênio Furtado, graduado em Ciência da Computação e com vasta experiência em jogos.

O TecTeca está em fase de teste, a previsão é que seja lançado em dezembro, como explica Cássia Furtado. “Trouxemos para Feira do Livro para que as pessoas conheçam até o lançamento. Nosso foco é o público infantil e tem um cunho acadêmico muito forte, por ser realizado por três pesquisadores. Mas, nosso objetivo é incentivar a prática da leitura, usando tecnologia, de uma forma prazerosa, para que as crianças vejam a leitura como algo divertido, de lazer. Com o advento da tecnologia o projeto surgiu com uma forma de reaproximar a sociedade da literatura através desse meio tecnológico, é algo que está se perdendo e queremos resgatar”, disse.

Ainda segundo Cássia Furtado, o aplicativo é genuinamente maranhense, com conteúdo que valoriza a prata da casa. “O TecTeca foi inteiramente construído aqui, reunimos desde programadores até autores e ilustradores do Maranhão. É uma empresa doméstica que integra o Programa Inova Maranhão, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, em que fomos selecionados pelo Edital da FAPEMA e hoje recebemos incentivo para o aperfeiçoamento do aplicativo”, completou.

O TecTeca estará disponível nas lojas de aplicativos a partir de dezembro. Saiba mais pelas redes sociais (@tectecaoficial) e no site (tecteca.com).

 

Texto: Thayllon Barcelos